Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Guettarda paludosa Müll.Arg. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-05-2012

Criterio: B2ab(ii,iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie possivelmente extinta, conhecida apenas pela coleção-tipo de 1840. Está sujeita a uma únicasituação de ameaça, no município de Jacobina (BA), onde há histórico de mineração de ouro e atualmente grande atividade agropecuária e turística, com população de aproximadamente 70 mil habitantes. Todas essas ameaças sugerem que a espécie tenha sofrido declínio populacional, com perda de AOO e de habitat. É preciso pesquisa científica para certificar sua sobrevivência na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Guettarda paludosa Müll.Arg.;

Família: Rubiaceae

Sinônimos:

  • > Matthiola paludosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Flora 58: 450. 1875.

Distribuição

Endêmica da flora brasileira; ocorre no Estado da Bahia (Barbosa, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos (Cabral et al., 2009)

Ameaças

1.1.4 Livestock
Severidade very high
Detalhes A atividade humana nãosustentável, como a agricultura de corte e queima, que converte, anualmente,remanescentes de vegetação em culturas de ciclo curto, além do corte de madeirapara lenha e a contínua remoção da vegetação para a criação de bovinos ecaprinos, tem levado ao empobrecimento ambiental, em larga escala da Caatinga.Os bovinos e caprinos foram introduzidos pelos europeus no início do século XVIe rapidamente devastaram a vegetação da Caatinga, não adaptada à pastagemintensiva. O número estimado de cabeças desses animais, atualmente, é de maisde 10 milhões e já são reconhecidos núcleos de desertificação associados aosobrepastejo e, principalmente, ao pisoteio dos mesmos (Leal et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de 2008 (MMA, 2008) sendo considerada uma espécie com Dados Deficientes (DD) para a avaliação de risco de extinção.

Referências

- CABRAL, E.L.; MACIAS, L.; DI MAIO, F.R. ET AL. Rubiaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G. ET AL. Planta Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, p.351-357, 2009.

- BARBOSA, M.R. Guettarda paludosa in Guettarda in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB020751>.

- LEAL, I.R.; SILVA, J.M.C.; TABARELLI, M.; LACHER JR., T.E. Mudando o curso da conservação da biodiversidade na Caatinga do Nordeste do Brasil., Megadiversidade, p.139-146, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Guettarda paludosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Guettarda paludosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 18:48:33